1 de setembro de 2017

#Amazonia

A situação da Amazônia

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e mais de 30% da biodiversidade mundial vive na floresta. Isso significa que a cada 10 espécies de animais e plantas do mundo inteiro, 3 estão na Amazônia. A floresta é responsável pelo controle do clima de todo o planeta, distribuindo chuvas pelas Américas Latina e Central, além de absorver CO2 renovando o ar poluído pelas ações do homem. Sem a floresta, seria muito difícil retirar todo esse gás carbônico da atmosfera, a temperatura do planeta ficaria muito mais quente e a vida de animais e plantas estaria em perigo de extinção!

A cada minuto a Amazônia perde uma área equivalente a cerca de 36 campos de futebol. Só no Brasil, até 2013, a floresta perdeu 763 mil quilômetros quadrados de sua área original, o equivalente a três vezes o estado de São Paulo. O impacto desse desmatamento pode parecer distante de nós, mas podemos sentir todos os dias de diferentes formas. Seja pelas mudanças no clima, o excesso de calor, a falta de chuvas, ou pela flutuação no preço de produtos que dependem de recursos naturais. Mas também devemos sentir o impacto daquilo que não está no nosso dia a dia, como, por exemplo, a ameaça aos povos indígenas e suas culturas, a perda da biodiversidade, erosão e empobrecimento do solo, enchentes e assoreamento dos rios entre muitos outros indicadores.

Está em nossas mãos fazer a diferença por um mundo melhor. Clique aqui e doe uma árvore, faça a sua parte também! Juntos, vamos mais longe.

 

Curta o projeto no Facebook