1 de setembro de 2017

#Amazonia

Nosso primeiro plantio

O primeiro plantio do Amazonia Live foi realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2016, no período de chuvas na floresta amazônica. Foram reflorestadas 16 propriedades diferentes no estado do Mato Grosso, localizadas nos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Canarana, Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira e São Félix do Araguaia. Todas as áreas ficam na região das bacias hidrográficas dos rios Xingu e Araguaia. Você pode entender melhor porque plantamos nessa região nesse post aqui 🙂

Para definir essas áreas, nosso parceiro Instituto Socioambiental (ISA), que cuida de todo o trabalho de campo e de plantio, utilizou os seguintes critérios: estar localizadas no Bioma Amazônico, possuir Cadastro Ambiental Rural (CAR), Termo de Ajuste de Conduta e não estar na lista de trabalho escravo.

Nesse primeiro plantio, no total, foram utilizados 8.902,85 kg de sementes, distribuídos em 89 espécies, sendo espécies florestais nativas e espécies de adubos verdes plantadas através da técnica de muvuca. Tem muito mais coisas para contar sobre esse plantio e o ISA fez um vídeo bem legal, dá o play para entender mais:

Três meses depois do plantio (em fevereiro de 2017), a equipe do ISA voltou lá para realizar um monitoramento e avaliar o crescimento das espécies. O resultado desse monitoramento mostrou que temos 991.814 sementes germinadas e se espera que aproximadamente 70% se tornem árvore, contabilizando no mínimo 743.860 árvores maduras em uma área de mais de 133 hectares, o que equivale a 133 vezes o tamanho do Maracanã.

Ainda temos muito trabalho pela frente, continue por aqui acompanhando!

Sementes de Buriti. Foto: Rodrigo Assis/ISA

Artemizia Moite, do grupo AFB, auxilia na muvuca de sementes. Foto: Rodrigo Assis/ISA

 

Curta o projeto no Facebook

Amazonia Live is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache