31 de agosto de 2017

#Amazonia

A mudança está nas nossas escolhas

6 perguntas para o consumo consciente

Cuidar do planeta passa por diversos momentos da nossa vida, e é responsabilidade de todos nós nos tornarmos mais sustentáveis, ajudando a natureza e melhorando a vida de toda a sociedade. Falando assim parece complicado, mas nós temos essas oportunidades todos os dias, em todas as escolhas que fazemos. Está em nossas mãos o poder de criar um mundo melhor e com algumas atitudes simples já é possível fazer uma grande diferença. Por exemplo, quando você for comprar alguma coisa ou precisa de algum serviço, às vezes faz isso de forma automática.

Que tal parar para pensar nessas 6 perguntas?

  1. Por quê comprar?

Antes de comprar alguma coisa, tenha certeza de que é algo realmente necessário. Pense naquilo que está te motivando a comprar. Você realmente precisa disso? O que te motiva a comprar?

  1. O que comprar?

Já que é um item importante, escolha com cuidado o que te trará o maior benefício. Qualidade e durabilidade aqui também são fundamentais! Por exemplo, prefira alimentos livre de agrotóxicos e materiais biodegradáveis, roupas que você vai usar por mais de uma estação.

  1. Como comprar?

Pense se o pagamento vai ser feito à vista ou a prazo, se você pode manter as prestações em dia. Você vai às compras de carro, ônibus, bicicleta ou a pé? Sacolas plásticas, ecobags ou caixas de papelão? A maneira que a pessoa compra também diz muito sobre o que ela consome, já pensou nisso?

  1. De quem comprar?

Antes de comprar, pesquise sobre a empresa ou fabricante. Considere as características de produção, o cuidado no uso dos recursos naturais, o tratamento e a valorização dos funcionários, o cuidado com a comunidade e a contribuição para a economia local. Verifique se a empresa ou serviço está de acordo com as leis ambientais e trabalhistas. Prefira produtos provenientes de agricultura familiar ou produzidos de forma artesanal.

  1. Como usar?

Não descarte o produto até que não haja outra opção. Utilize-o durante todo o seu ciclo de vida para minimizar o descarte. Reuse e reduza! Se quebrar, tente consertar.

  1. Como descartar?

Se não tiver mais nenhuma utilidade, para você ou para outras pessoas, é hora de repensar a forma de jogar as coisas fora. Não existe fora no nosso planeta! Caixas e embalagens podem se transformar em brinquedos para as crianças, e roupas antigas com nova costura, móveis reformados e eletrodomésticos consertados, doados ou trocados. Observe as informações do fabricante sobre a forma correta de descarte, separe o lixo corretamente e use a criatividade, existem diversas formas de dar uma nova vida a algo que seria jogado fora.

 

Curta o projeto no Facebook